Quem é  Vineyard Power?

Author:

Category:

Criado de uma conversa na sala, a principal organização sem fins lucrativos de energia renovável da Ilha está liderando a transição energética.

Clique aqui para ver esta história em inglês.
Click here to view this story in English.

Nas cinco edições do Bluedot Living Martha’s Vineyard em 2024, apresentaremos a você o Vineyard Power por meio dessas páginas patrocinadas. Nesta edição, a companhia Vineyard Power explica como a organização foi financiada e o que estimulou a necessidade de uma organização sem fins lucrativos local de energia renovável. Eles esclarecem a relação entre Vineyard Power e Vineyard Wind,  como os objetivos das duas organizações estão alinhados e como eles são diferentes. O time também descreve alguns dos trabalhos que estão fazendo agora, com o seu Programa de Transição Energética, para ajudar a mover a comunidade em direção a cem por cento de energia renovável até 2040.

Em 2009, quando termos como “ecologia da rede” e “infraestruturas de energia limpa” começaram a ser utilizados nas conversas sobre as mudanças climáticas, um grupo de residentes preocupados formou o Vineyard Power, na esperança de tornar a comunidade um participante ativo na mudança para energias renováveis.

Ao mesmo tempo que as políticas federais, estaduais e locais começaram lentamente a avançar em direção à energia verde, um pequeno grupo de membros da comunidade reuniu-se para discutir como Martha’s Vineyard poderia desempenhar um papel real. O Diretor e Presidente do Vineyard Power, Richard Andre, fez a pergunta crítica: “Como vamos, enquanto ilha, enfrentar este desafio de criar um futuro que não dependa da queima de combustíveis fósseis? Em última análise, foi isso que levou à nossa criação. Realmente tudo começou com uma conversa na sala do Paul Pimentel.”

Essa primeira reunião, de acordo com Andre, inspirado pelo falecido engenheiro de Harvard Pimentel, David Damroth, Suzi Wasserman, Sue Hruby, Andre e vários outros, para estabelecer a Vineyard Power.

Our journalism has been and always will be free.

For as little as $5 per month, you can help us continue to deliver stories that shine light on a better world. Contribute Now.

De acordo com Andre, a Comissão de Martha’s Vineyard que estava distribuindo seu recentemente concluído Plano da Ilha – uma visão abrangente de alguns dos desafios mais urgentes que a comunidade enfrentará. Entre outras medidas proactivas para enfrentar os efeitos adversos das alterações climáticas na nossa comunidade, o plano recomendava o estabelecimento de uma cooperativa elétrica que garantiria que os moradores locais se beneficiassem da produção de energia solar à escala comunitária, juntamente com projetos eólicos offshore de grande escala que estavam a ser explorados pelo governo federal ao sul do Vineyard. “Estávamos observando Cape Wind quando ele falhou [em 2015]”, disse Andre, “e chegamos à conclusão de que houve vários motivos para isso: um foi que estava à frente de seu tempo; outra era que estava no local errado; mas talvez a razão mais importante tenha sido o fato de não envolver a comunidade.”

Quando o governo federal anunciou que em breve começaria a arrendar extensões de oceano ao largo da costa do Vineyard para desenvolver parques eólicos, ficou claro para Andre que a comunidade precisava de uma voz no processo. Ele também sabia que a infraestrutura elétrica existente teria de ser reconstruída para acomodar as novas formas de produção de energia. “Ninguém há quinze anos estava concentrado em tentar eletrificar os nossos edifícios ou transportes, porque oque adiantaria eletrificar essas coisas quando toda a eletricidade vem de fontes de fósseis combustíveis, como o carvão?” disse Andre. “A questão era: como tornar a rede mais verde?” Para Massachusetts, a energia eólica offshore é o recurso de energia renovável mais abundante, enquanto a energia solar, apesar de menos eficiente, pode ser implementado localmente com relativa facilidade.

Em Janeiro de 2015, Vineyard Power e Vineyard Wind assinaram o primeiro Acordo de Benefício Comunitário de energia eólica offshore reconhecido federalmente nos Estados Unidos. O acordo proporcionou à comunidade local um “assento à mesa” no desenvolvimento responsável da energia eólica offshore e garantiu que uma organização local, baseada na comunidade, pudesse moldar a discussão em curso em torno da energia eólica. “Tratava-se de prevê a tendência inevitável para às energias renováveis ​​e querer ser proativo nesse debate –entrar no terreno, influenciar os resultados e garantir benefícios para a comunidade”, Andre explicou. Por exemplo, Vineyard Power, através do acordo, negociou novos empregos em energia limpa a serem baseados na Ilha. O acordo também ajudaria a financiar grande parte do importante trabalho de educação, defesa e desenvolvimento do Vineyard Power, como sessões de treinamento em energia gratuitas para residentes da ilha que procuram aconselhamento sobre a construção de sistemas mecânicos, energia solar, veículos elétricos e programas de assistência ao contribuinte elegíveis para renda, e fornecer fundos para cidades e organizações sem fins lucrativos para projetos de armazenamento solar e de baterias em instalações críticas da ilha.

Em janeiro de 2022, Vineyard Power lançou o Programa de Transição Energética para Martha’s Vineyard, com o apoio do Martha’s Vineyard Vision Fellowship. O Programa visa educar e apoiar os residentes, as pequenas empresas e os profissionais da construção na transição para uma economia de energia 100% renovável, incluindo uma meta aspiracional de uma redução de 100% no uso de combustíveis fósseis até 2040. Estas metas foram adotadas por todas as seis cidades da ilha, e pela Comissão de Martha’s Vineyard. “Esse prazo é paralelo às metas do estado para 2050. Há um grande imagem a ser observada. Isso está acontecendo aqui, mas também em um nível muito mais abrangente”, disse Andre.

O Controller e Gerente de Desenvolvimento Renovável do Vineyard Power, Luke Lefeber, disse à Bluedot que, embora identificar e defender os recursos de energia renovável e fundamental, ao mesmo tempo que desenvolver a infraestrutura necessária para lidar com esses recursos é igualmente importante.

 Por exemplo, Lefeber enfatizou que a nossa infraestrutura elétrica requer capacidades de armazenamento de energia para lidar com a intermitência e a resiliência. “Devemos ser capazes de fornecer energia quando a geração eólica ou solar for baixa. É preciso haver sistemas distribuídos de armazenamento de energia, como baterias, que capturem o excesso de energia quando a geração for alta, mas a demanda é baixa, e então liberem essa energia quando a demanda for alta ou quando houver falta de energia”, disse Lefeber.

Quanto mais recursos de energia renovável são disponibilizados e a infraestrutura elétrica continua a ser melhorada, outra missão do Vineyard Power é ajudar as pessoas a reduzir o uso de energia e, em última análise, economizar dinheiro. No ano passado, o Vineyard Power e as cidades de Martha’s Vineyard foram selecionadas pelo Cape Light Compact para participar na MassSave Parceria Comunidade Primeiro. Vineyard Power trabalha através desta parceria para ajudar residentes e pequenas empresas a participarem em programas de eficiência energética, que fornecem descontos e subsídios para isolar melhor os edifícios e fazer a transição dos combustíveis fósseis. A primeira parte do processo é trabalhar com os residentes para se inscreverem numa avaliação energética gratuita.

Em 2023, Vineyard Power realizou mais de noventa eventos de divulgação na ilha e envolveu-se ativamente com quase 5.000 membros da comunidade para reduzir o uso de energia e combustíveis fósseis.

De acordo com a Analista de Programa Sophie Pittaluga, Vineyard Power está atualmente focada em apoiar Grupos Prioritários, que incluem indivíduos e famílias de baixa e moderada renda, residentes com inglês como segundo idioma, inquilinos e moradores de comunidades de justiça ambiental. “Existem comunidades na Ilha que são historicamente impedidas de se envolverem de forma significativa nesta transição energética, sejam indivíduos impedidos pelo estatuto econômico, acesso à língua, estatuto de minoria, ou aqueles que vivem em comunidades de justiça ambiental. A transição só poderá ser bem-sucedida se todos estiverem envolvidos”, disse Pittaluga.

No ano passado, o Vineyard Power recebeu uma bolsa EmPower do Massachusetts Clean Energy Center. Parte desse financiamento permitiu à organização contratar uma treinadora de energia que fala português – Thamiris Marta – para apoiar a significativa população que falam português da Ilha. Marta tem sido fundamental para ajudar os brasileiros na Ilha a participarem do Programa de Transição Energética.

“Quando ouvi falar desta função pela primeira vez, senti que poderia realmente ajudar a Ilha a atingir os seus objetivos de energia renovável”, disse Marta, que agora atua como Coordenadora de Transição Energética para Vineyard Power.

Marta está atualmente treinando para se tornar treinadora de energia e entretanto está a organizar eventos de divulgação e a estabelecer contactos com membros da comunidade Brasileira. Ela visitou recentemente igrejas brasileiras na ilha para compartilhar informações sobre avaliações de energia doméstica gratuitas, programas de renda elegível, e para envolver as pessoas na Feira de Ação Climática de 2024 da Comissão de Martha’s Vineyard, no dia 19 de maio.

Marta disse que a orientação pública sobre a candidatura e participação em programas de energias renováveis ​​precisa estar disponível em português para que toda a comunidade faça parte da transição energética. “Às vezes, quando converso com os brasileiros”, disse Marta, “eles ficam surpresos ao saber da existência desses programas. ‘Isso esteve disponível esse tempo todo? Eu não tinha idéia.’ É muito importante conscientizar as pessoas sobre esses programas e depois trabalhar com elas durante todo o processo. Mesmo que seja apenas para ajudar alguém a preencher a papelada e explicar como isso poderia realmente beneficiar sua casa ou seu bolso.”

Quem procura mais informações sobre transporte elétrico, modificações em edifícios, recursos solares e eólicos ou o Programa de Transição Energética pode visitar vineyardpower.com. Vineyard Power também oferece treinamento energético para ajudar os residentes a tomar decisões informadas sobre a compra de um veículo elétrico, a instalação de painéis solares, a melhoria da eficiência energética nas suas casas e o acesso a programas elegíveis para rendimentos.

Latest Stories

Field Note: Protecting Horseshoe Crabs

In March, the Marine Fisheries Advisory Commission (MFAC) approved a ban on harvesting horseshoe crabs during the spring spawning season.

Room for Change: The Workout

A few years ago, my daughter won the Falmouth Academy Science Fair for a project that...

A Letter from the Editor of Bluedot Living

It's Bluedot's third birthday! We appreciate all your support and ideas and contributions over the last three years. 

Anna Edey and her Nissan Leaf

Vineyard resident and noted solar designer, Anna Edey, picked me up at my house in Oak...
Lucas Thors
Lucas Thors
Lucas Thors is an associate editor for Bluedot Living and program director for the Bluedot Institute. He lives on Martha's Vineyard with his English springer spaniel, Arlo, and enjoys writing about environmental initiatives in his community.
Read More

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here